Você sabe como acompanhar o trabalho dos vereadores? Se não, apresentamos aqui um pequeno guia para que você acompanhe as proposições que estão sendo discutidas e votadas em Joinville.
O novo sistema, chamado Legiscam, está em implantação desde janeiro e foi disponibilizado aos munícipes joinvilenses no início deste mês. Aqui vamos explicar o mecanismo de pesquisa desta nova ferramenta.
Então, vamos lá!
Provavelmente você ainda não faz ideia de qual proposição buscar. Então trabalharemos com a seguinte hipótese: seu objetivo é acompanhar os projetos de lei complementar protocolados desde o início do ano.
Só para lembrar, projetos de lei complementar têm a finalidade de modificar trechos de leis já existentes e que necessitam, por vezes, de aperfeiçoamento por conta das transformações que ocorrem na sociedade.
Então, onde fazer a pesquisa?
Até aqui tudo bem, e agora?
Seu primeiro impulso, provavelmente, será digitar “projetos de lei complementar protocolados desde o início do ano”. O problema é que você verá uma lista enorme de proposições que incluirá projetos de lei, projetos de resolução, moções e indicações.
Por que isso acontece?
O sistema vai ler cada palavra como uma chave de pesquisa. Isto é, qualquer proposição que tenha a palavra “projetos” em algum lugar aparecerá na lista. O mesmo com as palavras “emenda”, “protocolados”, “início” etc.
E como posso evitar que a lista seja tão extensa?
Uma dica é refinar os termos gerais da sua pesquisa. Por exemplo, digite apenas “Projeto de Lei Complementar”. Ainda assim, muitos registros com certeza vão aparecer.
Serão listados apenas os projetos de lei complementar protocolados em 2015. Tanto aqueles que saíram dos gabinetes dos vereadores, quanto os vindos da prefeitura e aqueles que chegaram por meio da iniciativa popular.
Pode ser que você encontre alguma dificuldade quando começar a pesquisar por conta do seu navegador. Por isso recomendamos que você use o comando CTRL+F5 para limpar o cache.
Utilizamos nos testes os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.
É possível também que você encontre dificuldades para visualizar o arquivo PDF do projeto na página, o que talvez requeira que você baixe uma atualização do programa Java.
Para sanar qualquer dúvida que você tenha, procure a Ouvidoria da Câmara.