A Comissão de Urbanismo debateu hoje (30) o Projeto de Lei Complementar 1/2015 que, se aprovado, vai possibilitar que galpões de reciclagem se instalem em mais áreas da cidade. Para isso, o projeto altera uma das leis complementares à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O texto foi tema de audiência pública em abril e discutido na Comissão de Legislação em março.
Ouça: Galpões de reciclagem fazem inclusão social, diz diretor do Ippuj
De acordo com o diretor executivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano (Ippuj), Gilberto Lessa, atualmente a legislação restringe a separação e seleção de materiais para reciclagem a um pequeno trecho da área industrial. “O serviço de separação permite que materiais depois passem por reciclagem, portanto positivo do ponto de vista ambiental”, disse.
O presidente da Comissão, o vereador Maycon Cesar (PPS) avalia que o projeto tem apelo social e vai regulamentar o serviço de reciclagem.
As novas áreas que vão poder abrigar galpões de reciclagem ficam na área norte de Joinville, na Zona Leste, incluindo o bairro Aventureiro, além de grande parte da Zona Sul, incluindo o bairro Paranaguamirim. Emenda do vereador Manoel Bento (PT), aprovada pela Comissão, incluiu também o Núcleo Urbano da Vila Cubatão e todo o bairro Jardim Paraíso.
Como o projeto recebeu emenda, voltará a ser discutido amanhã nas comissões de Legislação e Urbanismo, para depois ser votado no Plenário.
Leia mais sobre o assunto:
Audiência discute novas áreas para galpões de reciclagem
Galpões de reciclagem podem ser permitidos em novos pontos da cidade
Foto de Sabrina Seibel