A promotora de Justiça Simone Schultz Côrrea foi ouvida na reunião de hoje da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. Ela afirmou que “falta gestão na Saúde” do município. A promotora disse ainda que a Promotoria verificou ociosidade nas salas cirúrgicas e que as justificativas apresentadas pela Prefeitura para a demora na realização de exames “não são plausíveis”. A CPI investiga as filas de cirurgia do Hospital São José.

Segundo Simone, um dos motivos dessa demora é a “ociosidade” das salas cirúgicas. Em visita ao hospital, há cerca de 10 dias, a Promotoria e o Tribunal de Contas verificou ociosidade em sete salas.

“No momento em que estivemos lá, das nove salas, só duas estavam sendo utilizadas para cirurgias. Aí não vai acabar com a fila”, disse a promotora.
Outro motivo que faz a fila não andar, de acordo com Simone, é a falta de leito de retaguarda ou leito de UTI. “Mas a gestão sabe disso, tem que fazer uma projeção, se organizar para que não falte o leito, para que não falte a UTI, para que as salas estejam constantemente utilizadas”, afirmou.

Quando o vereador Maycon Cesar (PPS) perguntou se os problemas da saúde de Joinville são falta de dinheiro ou de gestão, a promotora respondeu: “Pelo que tenho visto nos autos, é falta de gestão. Inclusive pela forma que as respostas vêm no processo, existe uma desorganização, digamos assim, o que me faz concluir que é falta de gestão”.

Exames

Em resposta à pergunta do presidente da Comissão, vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), sobre a demora na realização de exames, Simone afirmou que várias justificativas foram apresentadas.

“Nenhuma (justificativa) plausível para justificar efetivamente o não cumprimento das decisões judiciais que já estabeleciam prazo para que exames em diversas especialidades fossem realizados. Não encontro justificativas. O fato é que houve bastante tempo para que se estabelecesse um prazo para cumprimento e isso não foi feito”, disse.

Integram a CPI da Saúde os vereadores João Carlos Gonçalves (PMDB, presidente); Jaime Evaristo (PSC, relator); Maycon César (PPS, secretário); Manoel Bento (PT) e Roberto Bisoni (PSDB). Todos estiveram na reunião da CPI.

Ex-secretário

O ex secretário de Saúde Armando Dias Pereira Júnior foi convocado para a próxima reunião da CPI da Saúde, que será na próxima terça-feira (15), às 9 horas.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário