Foi aprovado hoje na Comissão de Legislação o Projeto de Lei 84/2015, de autoria do vereador Maycon César (PSDB), que quer obrigar os hospitais e maternidades a permitir a presença de doulas durante o parto, quando a mãe desejar. O texto recebeu uma emenda, que prevê a necessidade das doulas se cadastrarem nos hospitais e maternidades com um mês de antedência. As mães também deverão informar os hospitais que contarão com a presença da doula.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho, as doulas são profissionais escolhidos livremente pelas gestantes e parturientes, que “prestam suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante”, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade.
A doula Fernanda Oliveira comentou sobre a importância desses cadastros, até mesmo para a valorização da atividade. “Passamos por cursos para sermos doulas. Com os cadastros as maternidades já saberão quem somos e o que realizamos ao lado das mães”, explica.
Texto: Carolina Manske / Revisão: Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel