O Prêmio Jovem Autor já tem definido os 15 finalistas da terceira edição do concurso de redação e desenho. Foram mais de 20 mil trabalhos inscritos no concurso deste ano que tem como tema a “Cidadania não tem idade”. Esse assunto auxilia a conscientizar desde o ensino fundamental sobre os direitos e deveres do cidadão, e também a refletir porque muitos deles não se efetivam na prática. O vencedor de cada categoria será conhecido em sessão solene, no Plenário da Câmara, em 11 de agosto, Dia do Estudante.
Conheça os alunos, orientadores e escolas finalistas:
Mais de 20 mil trabalhos foram inscritos no Prêmio Jovem Autor deste ano, o dobro de trabalhos apresentados no ano passado. Para a elaboração dos trabalhos, alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio tiveram a oportunidade de debater o tema cidadania nas escolas de Joinville.
Essa é a terceira edição do prêmio que é um estímulo para que os estudantes desenvolvam hábitos de leitura, escrita, criação artística e pensamento crítico para a construção de uma sociedade melhor. O concurso tem cinco categorias, de acordo com a idade dos participantes (veja as cinco categorias abaixo), e é realizado em duas etapas.
Categorias:
– Desenho, para as crianças de 1º a 3º anos do fundamental;
– Carta, para as crianças de 4º e 5º anos;
– Poema, para crianças de 6º e 7º anos;
– Crônica, para jovens de 8º e 9º anos;
– Artigo de Opinião, para jovens de ensino médio, independentemente do ano.
Premiação:
– Medalha de Mérito “Professora Herondina Vieira”
– 1º lugar de cada categoria – notebook 14 polegadas
– 2º lugar de cada categoria – tablet 10.1 polegadas
– 3º lugar de cada categoria – tablet 7 polegadas
Aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar será concedido uma viagem cultural na cidade de São Paulo, pelo período de dois dias e um diploma outorgado pela Câmara de Vereadores de Joinville. O aluno, primeiro colocado na categoria “Artigo de Opinião”, também vai ganhar uma viagem cultural para a cidade de São Paulo.
Medalha Professora Herondina Vieira
Com 45 anos dedicados à educação joinvilense, a Professora Herondina sempre teve orgulho pelo magistério e foi responsável direta pela formação de milhares de alunos, empunhou a bandeira da solidariedade, nas principais causas comunitárias no município de Joinville.
O vencedor de cada categoria será conhecido em sessão solene, no Plenário da Câmara, em 11 de agosto, Dia do Estudante.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Daniel Tonet