A Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (8) a situação das palmeiras imperiais da Alameda Brustlein, conhecida como Rua das Palmeiras. No final de abril, vereadores da Comissão, acompanhados por técnicos da Prefeitura, visitaram a Alameda, para verificar relatos de que as palmeiras estariam sem tratamento adequado. A Prefeitura informou que irá formar uma comissão para elaborar uma proposta de conservação das palmeiras.
O engenheiro da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) Giampaolo Marchesini afirmou que será formada uma comissão para tratar do assunto de forma permanente. A prioridade será, de acordo com ele, retirar quatro palmeiras que já estão mortas, e depois será feito um plano de manejo permanente. A comissão será formada por representantes da Sama, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).
Segundo o produtor rural e especialista em palmáceas Gervásio Burig, que acompanhou a visita de abril, é muito urgente tratar as palmeiras com adubação correta e outros cuidados.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Nilson Bastian