Vereadores da Comissão de Cidadania discutiram nesta quarta-feira (23) as dificuldades dos idosos em conseguir atendimento na Defensoria Pública de Joinville, em decorrência da covid-19. O pedido para que essa discussão entrasse em pauta foi do vereador Adilson Girardi (MDB).
Juliane Schlichting, defensora pública, diz que o atendimento está ocorrendo prioritariamente por telefone e WhatsApp. Os casos mais importantes ou urgentes, disse Juliane, são presenciais, porém, com uma a triagem. Para evitar aglomeração, estão sendo distribuídas 25 fichas por dia, o que limita o atendimento presencial a 30% da capacidade.
Ainda segundo a defensora, o que dificulta são as audiências que estão acontecendo virtualmente. Juliane disse que muitos idosos não têm acesso à internet ou o conhecimento tecnológico para acessá-las.
O vereador Brandel Júnior (Podemos) pediu a realização de cursos básicos de acesso às redes sociais e a aplicativos de reuniões virtuais para os idosos. Adilson Girardi (MDB), por sua vez, informou que o Instituto Social e Cultural Vila Nova (ICVN) oferece este curso às pessoas da terceira idade por meio do trabalho de voluntários.
Crystiane Castelen, presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso (Comdi), concorda que a pandemia está sendo um ponto muito negativo para todos e principalmente para os idosos que não sabem usar a tecnologia. Ela afirmou que tem notado um crescimento significativo de violações aos direitos dessa parcela da população nos últimos dois anos.