O transporte coletivo foi assunto da Comissão de Urbanismo nesta terça-feira (25). Segundo o vereador Diego Machado (PSDB), presidente da comissão, muitos munícipes estão reclamando de alterações nas linhas e horários de ônibus.

Machado também aproveitou a presença do secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra, para questioná-lo sobre a esperada licitação para o transporte coletivo urbano, depois de decisão judicial sobre o tema.

Mafra informou que a Prefeitura não foi notificada judicialmente sobre prazo para realizar o certame.

Estudos

O secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jorge Correia, afirmou que a Prefeitura está preocupada com o transporte coletivo e já fez estudos prévios, chegando à conclusão que a cidade não pode ter tantas linhas de ônibus, já que muitas delas são deficitárias. O secretário admitiu, todavia, que o modelo atual “não funciona” de forma adequada.

Correia afirmou que a Seinfra trabalha na elaboração de um termo de referência para contratar uma empresa de apoio que faça um estudo detalhado sobre as necessidades do transporte coletivo. Após o levantamento, ponderou o secretário, será feita a licitação.

Questionado por Diego Machado sobre o prazo, ele disse que, “se possível, o edital será publicado ainda em 2022”.