Antes da palavra livre da sessão ordinária desta terça-feira (15), os vereadores cederam espaço na tribuna para manifestação do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta.
Dilmar falou sobre investimentos da universidade para o campus de Joinville e declarou que a instituição precisa de ampliação do terreno. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores por aprovações de demandas da instituição.
Brandel Junior (Pode) pediu aumento do piso salarial para professores auxiliares da rede municipal de ensino. O vereador comentou que muitos professores do município estão migrando para a rede estadual em virtude da diferença salarial.
Pastor Ascendino (PSD) e Sales (PTB) parabenizaram a suspensão do filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”.
Na opinião de Ascendino, o filme tem uso excessivo de palavrões e corrompe os “valores da família”. Sales analisou que a censura do filme é menos prejudicial do que a apologia da pedofilia.
Tânia Larson (PSL) comentou a aprovação, na Câmara dos Deputados, de projeto que permite a laqueadura sem autorização do marido. Tânia avaliou que a lei será importante para as mulheres.
Ana Lucia (PT) retomou os assuntos abordados por Brandel Junior e Tânia Larson. Ana defendeu o fim do consentimento do cônjuge para esterilização. A vereadora ainda comentou que escolas de Joinville estão fazendo revezamento de professores auxiliares por conta da falta de profissionais.
Cassiano Ucker (Cidadania) destacou visita das comissões de Saúde e de Urbanismo ao aterro sanitário de Joinville. O parlamentar citou que Joinville produz 430 toneladas de resíduos por dia e defendeu a necessidade de uma política municipal voltada à reciclagem de materiais.
Sidney Sabel (União) levou para a tribuna o debate sobre problemas da iluminação pública em Joinville. O parlamentar citou locais da cidade que possuem problemas de iluminação e avaliou que o tema é uma questão de segurança para a população.
Claudio Aragão (MDB) destacou o evento “Carreteiro da Associação do Parque Guarani”. Segundo Aragão, o evento tinha por objetivo a arrecadação para investimentos na estrutura da associação.
Neto Petters (Novo) disse que a Secretaria da Fazenda está atenta à possibilidade de permissão de renegociações de dívidas de empresas do Simples Nacional. O vereador comunicou que o Senado Federal derrubou o veto sobre o projeto que trata do tema.
Wilian Tonezi (Patriota) cobrou que o governo estadual faça investimentos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.
Lucas Souza (PDT) comentou reunião pública sobre proposta de binário para o trânsito no bairro Paranaguamirim. O vereador destacou a manifestação da comunidade sobre a pauta.
Maurício Peixer (PL) também falou sobre a presença da comunidade na reunião pública no Paranaguamirim. Segundo o presidente da CVJ, mais de 500 pessoas participaram do encontro. Peixer também comentou a importância da apresentação do Departamento de Trânsito da Secretaria de Planejamento Urbano para sanar as dúvidas dos moradores.