O Plenário aprovou nesta segunda-feira (11) o Projeto de Resolução 5/2022, de Lucas Souza (PDT), que cria o Programa Estágio Visita na CVJ. O programa visa aproximar a comunidade estudantil das atividades parlamentares e tornar acessíveis as atividades desenvolvidas na CVJ, segundo o autor.
Como trata-se de uma resolução, o projeto será promulgado pelo presidente do Legislativo, e não pelo prefeito, como é o caso dos projetos de lei.
O programa Estágio Visita será dividido em dois gêneros: Estágio Visita Ensino Superior e Estágio Visita Ensino Médio. A duração das atividades será de, no máximo, cinco dias e duas realizações por ano, para cada um dos gêneros.
Souza mencionou que participou de programas semelhantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e no Senado Federal e defendeu que o Estágio Visita vai oportunizar aos jovens uma experiência enriquecedora.
Conforme o texto do projeto, caberá à Escola do Legislativo da Câmara determinar e executar as atividades do programa. Segundo a presidente da Escola, Tânia Larson (PSL), as servidoras vão avaliar como o projeto será desenvolvido.
Também de acordo com o projeto, cada Vereador poderá indicar, a cada edição do Estágio Visita, dois estudantes, para cada gênero do Estágio Visita, com antecedência mínima de trinta dias da data do início do respectivo período.
Para serem indicados, os estudantes precisam estar matriculados em instituição de ensino médio ou de ensino superior no município de Joinville.