A Comissão de Cidadania recebeu reclamações de usuários dos ônibus do transporte eficiente na reunião desta quarta-feira (19). Os passageiros apresentaram queixa da falta de veículos, da demora nos trajetos e da oferta do serviço com ônibus danificados.
Os vereadores aprovaram requerimento para que as empresas que prestam o transporte eficiente, que é exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes, apresentem relatório detalhado dos atrasos e de outros problemas nos veículos, como falhas nos elevadores de acessibilidade.
O vereador Henrique Deckmann (MDB) foi o proponente do debate. O parlamentar argumentou que a intenção do encontro era ouvir dos usuários do transporte eficiente quais dificuldades eles enfrentam para que eventuais ajustes possam ser implantados imediatamente ou no futuro, já que a Prefeitura pretende fazer a licitação do transporte em Joinville.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde) trouxe para o encontro a queixa da demora do transporte eficiente para o cumprimento dos trajetos. Segundo o presidente do Comde, Vanderlei Coutinho, ajustes são necessários por parte das empresas, porque há casos de passageiros com deficiência que ficam até quatro horas dentro dos ônibus quando precisam realizar uma consulta médica, por exemplo.
Outros convidados também reclamaram da demora nos ônibus. Nelso Farias avaliou que é inadmissível ficar duas horas dentro de um veículo. Ele opinou que são necessários mais ônibus do transporte eficiente para atender à demanda da cidade. Em outra cobrança, Nelso defendeu a disponibilização de veículos com ar-condicionado.
Com relação a outros problemas nos veículos, a cadeirante Dina Abreu, usuária do serviço, contou que já teve duas quedas com o elevador que auxilia a entrada nos ônibus. Outra usuária do transporte eficiente, Marli Zudi também relatou que teve dificuldades para usar o mesmo equipamento.
Respostas
O secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jorge Correia de Sá, afirmou que tem conhecimento dos problemas no transporte eficiente e fiscaliza o serviço com indicadores de eficiência e qualidade. Ele informou que pacientes de hemodiálise têm prioridade nos trajetos e que o tempo médio de espera dos passageiros no interior dos veículos é de uma hora e vinte minutos.
Diretor da Gidion, uma das empresas que opera no sistema, Alcides Bertoli disse que busca eficiência em todos os cinco mil atendimentos mensais, mas não consegue o melhor atendimento em todos. Ele ainda justificou que a empresa faz a revisão dos veículos durante a noite para não afetar a operação da frota durante o dia.
Segundo Alcides, em dias chuvosos o tempo de atendimento do transporte eficiente sofre, em média, aumento de 20 minutos em virtude das condições do trânsito.
Requerimento
A comissão aprovou requerimento, proposto por Neto Petters (Novo), para que as empresas de transporte apresentem relatório com o registro de casos de atrasos e demais problemas nos veículos nos últimos 30 dias.
Os vereadores querem saber quais foram os dias com atrasos, o tempo e o motivo de cada atraso, além dos registros de problemas nos elevadores de acessibilidade.