Vereadores cobraram melhorias na sinalização dos radares de controle de velocidade nesta terça-feira (19), em reunião da Comissão de Proteção Civil, para que motoristas não sejam pegos de surpresa.

“É um apelo da comunidade melhorar essa identificação dos radares”, afirmou o presidente da comissão, vereador Pastor Ascendino Batista (PSD). “A identificação que está hoje, infelizmente está aquém do desejado. Muitas vezes, se torna invisível, principalmente durante a noite. Reforçamos esse clamor da população”, apelou o parlamentar.

“As pessoas não querem a indústria da multa”, disse o vereador Wilian Tonezi (Patriota), para quem os radares devem ser “orientativos”.

Comissão Proteção Civil Delegado Ross Wagner Celesc Ferraz

Os representantes da Secretaria Municipal de Proteção Civil (Seprot) e do Detrans esclareceram que todos os controladores contam com placas de identificação, além de avisos a 300 e 100 metros de distância, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também há marcações no asfalto, como determina uma lei municipal, informando a velocidade máxima permitida.

É só depois da instalação das placas e da pintura do asfalto que o equipamento entra em funcionamento e gera multas, segundo os representantes da Prefeitura. Também há aferições do Inmetro antes da liberação dos radares.

O vereador Alisson (Novo) afirmou que os radares são “medidas disciplinares” necessárias, uma vez que carros já foram flagrados a até 180 km/h em ruas da cidade, colocando em risco a vida da população.