A demora na realização de cirurgias bariátricas na região de Joinville foi discutida no plenário da Câmara na tarde desta quinta-feira (6). Pacientes esperam há mais de cinco anos pelo procedimento, que é gerido pelo governo estadual.
O debate sobre a fila das bariátricas foi organizado pelo gabinete do vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), que presidiu a reunião pública. Participaram do encontro, além de pacientes, representantes da saúde estadual e de cidades como Garuva e Balneário Barra do Sul. Esses municípios fazem parte da macrorregião norte e nordeste de Santa Catarina. O novo secretário estadual de saúde, Diogo Demarchi, também compareceu.
Segundo o vereador Pastor Ascendino, as queixas sobre a demora para a cirurgia bariátrica e de retirada do excesso de pele são recorrentes e antigas. O tempo de espera é superior a cinco anos.
O secretário estadual de saúde reconheceu que há uma demanda reprimida para as bariátricas, e que o paciente deve estar na linha de cuidados para a cirurgia por no mínimo dois anos.