A Câmara Mirim de Joinville realizou na tarde desta quinta-feira (8) a sessão ordinária e trouxeram assuntos variados para a Tribuna, além de apresentarem ideias iniciais para formação de projetos de lei a serem aprimoradas e depois apresentadas ao Plenário dos vereadores mirins.
Os jovens parlamentares ainda aprovaram indicações de melhorias de sinalização de trânsito nos arredores de escolas, bem como melhorias no interior das unidades escolares, como pinturas e reparos.
As questões relativas ao trânsito também apareceram na discussão entre os mirins, quando a campanha de conscientização para redução de acidentes Maio Amarelo veio à tona no discurso do conselheiro mirim Henrique Zavodnie. O estudante destacou a abertura da campanha em Joinville ocorreu na Escola Municipal Professora Tereza Mazzoli Hreisemnou, no bairro Jardim Paraíso, com a apresentação de vídeos lúdicos para os jovens sobre o uso do cinto de segurança.
Além desse tema, os mirins também trouxeram para a tribuna assuntos relacionados ao dia das mães, ao dia internacional da biodiversidade, às atividades escolares envolvendo diálogos entre artistas e alunos, à inauguração do polo ativamente (espaço criado pela Prefeitura para o desenvolvimento de alunos com altas habilidades). Por outro lado, o vereador mirim Pedro Bispo reivindicou melhorias de iluminação pública em praças da cidade, especialmente as dos bairros Aventureiro e Bucarein.
Alguns dos jovens parlamentares também apresentaram propostas que deverão ser aprimoradas para serem apresentadas como projetos de lei nas próximas sessões. Helena Gambetta, por exemplo, pretende incentivar a formação de paratletas. Conforme ela, a inspiração para essa ideia veio quando ela percebeu que pessoas com deficiência possuem dificuldades com acessibilidade.
Já a vereadora mirim Heloisa Reinert propõe a criação de um Programa de Reforço Escolar. Ela sugere que, aos alunos indicados por professores como sendo os que necessitam de melhorias no processo de aprendizagem, sejam ministradas duas aulas semanais de reforço. Por sua vez, a estudante Julia Lazarotto propõe o projeto Saúde Mental nas Escolas, propondo a realização de rodas de conversa mediadas por professores e psicólogos diante de um cenário em que muitos jovens não conseguem ter acesso a tratamento psicológico em razão de custo.
Outra campanha de conscientização abordada nos discursos da Câmara Mirim foi o Maio Laranja, dedicado à conscientização para o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A vereadora mirim Heloiza Pivatto anunciou que pretende apresentar um projeto para ser discutido com os demais mirins para incentivar a divulgação da campanha. Sobre o Maio Laranja, a Prefeitura está organizando um evento especial de conscientização a ser realizado no próximo dia 20 de maio de 2025. [https://www.joinville.sc.gov.br/eventos/maio-laranja-2025/]
Anúncio do novo papa
A presidente da Câmara Mirim, Yasmin Lopatiuk Muller, quebrou o protocolo regimental da sessão para anunciar o nome do novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana, Leão XIV, o norte-americano Robert Francis Prevost, anunciado no Vaticano pouco antes do início da sessão mirim ter seu início. Ela expressou, em nome de todo o conjunto da Câmara Mirim, que o Papa Leão XIV siga os passos do Papa Francisco, a quem chamou “o Papa do Amor”.