Os recentes assaltos e arrombamentos ocorridos na área rural de Joinville assustaram os moradores do Rio Bonito, região localizada no Distrito de Pirabeiraba. Insatisfeitos com o policiamento na região e temerosos com o futuro, um grupo de moradores agendou uma conversa com o presidente do Poder Legislativo, vereador Odir Nunes. Na noite desta quinta-feira, dia 10, o vereador, que reside na localidade, organizou um encontro em sua residência entre os morados e o tenente-coronel Edivar Antônio Bedin, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar.

Na oportunidade, os moradores falaram de suas angústias e cobraram ronda extensiva, especialmente nos finais de semana. Também relataram que está aumentando o número de pequenos delitos, como os arrombamentos e furtos em casas e no comércio. Para Bedin, a região é considerada segura. Ele credita a ação dos marginais ao uso das drogas, com destaque para o crack. Bedin citou programas da Polícia Militar, como o “Pós-crime”, implementado em junho de 2007, com a finalidade de amparar as vítimas de roubo.

Segundo dados da PM/SC, entre os meses de junho a dezembro de 2010, Joinville teve 86 casos de roubo, número considerado baixo pelo comandante da corporação na cidade. O tenente-coronel destacou que Joinville conta com apenas seis viaturas e 25 policiais militares, por isso a importância da comunidade em denunciar movimentações suspeitas para serem devidamente investigadas. A expectativa é que após a “Operação Verão”, que vai até o dia cinco de março, o plantel da PM seja fortalecido.

Para o vereador Odir Nunes, o encontro foi ímpar, pois não é todo dia que “podemos saborear um diálogo entre a comunidade e um tenente-coronel”. Bedin destacou o que ele considera algumas “regras de cuidado”, como por exemplo, a aquisição de um cão de guarda, a instalação de alarme e, se possível, câmeras de vigilância. Odir espera que após o encontro, as idéias e sugestões sejam colocadas em prática.{jcomments on}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui