Eles são pré-adolescentes, mas agem como se fossem adultos, ocupam a tribuna com a desenvoltura de um vereador adulto. Foi o que aconteceu na sessão ordinária dos vereadores mirins, de segunda-feira, dia 26, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), que em nada se difere das tradicionais, onde o protocolo é seguido rigorosamente conforme o Regimento Interno, sob a presidência do estudante Vinicius Schulz Nardes.

Na primeira sessão ordinária de 2012 foram aprovadas duas moções e quatro indicações. Todas de uma grande importância no contexto das reivindicações por se tratarem de assuntos que dizem respeito direto ao dia a dia dos novos políticos.

Inclusive um dos temas que está sendo motivo de debates há, pelo menos, três reuniões da Comissão de Educação da CVJ, e que na Câmara Mirim ganhou importante reforço visando uma solução por parte de quem sofre diretamente com o problema: a interdição de escola. Buscando sensibilizar o mandatário chefe do Estado, o parlamentar mirim representante dos alunos da escola Francisco Eberhardt, Daniel Noberto Voigt, apresentou uma moção, a ser encaminhada, ao governador Raimundo Colombo pedindo providências em caráter emergencial para sejam tomadas providências urgentes para viabilização da reforma da escola que está interditada, impedindo que seus colegas tenham aula no educandário.

Entre as demais sugestões que se destacam estão: a implantação de um laboratório de idomas na Escola Municipal Valentim João da Rocha; a instalação de um laboratório de ciências e de um auditório na Escola Municipal Padre Valente Simioni.

Mas o que realmente chamou a atenção pela importância e a defesa da reivindicação é o retorno do Programa Aluno Guia na Escola. Pensando na segurança dos colegas o vereador mirim Gabriel da Silva foi contundente na sua argumentação, “há muitos motoristas estúpidos que não sabem respeitar, por isso é importante a retomada do Programa Aluno Guia”, afirmou o vereador mirim. No seu entendimento tem que se evitar o mal (acidente) antes que aconteça.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário