Os constantes problemas com alagamentos e enxurradas vividos pelos moradores da rua Prudente de Moraes e arredores, no bairro Santo Antônio, foi o principal assunto discutido hoje, na Comissão de Participação Popular e Cidadania da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). Para buscar a solução ou uma alternativa para amenizar o problema o presidente da comissão, vereador Maurício Peixer convidou o secretário Municipal da Infraestrutura (Seinfra), Ariel Pizzolatti, o diretor-executivo da Fundação IPPUJ, Vlademir Constante e o técnico da Seinfra, João Gilberto Damasceno. Para agravar ainda a situação, os vereadores reclamaram que os alagamentos e o fluxo de veículos tem causado congestionamentos na via e insegurança a quem transita pelo local.

Para atender uma reivindicação dos moradores, o presidente da Associação de Moradores Viva Santo Antonio, Gustavo Pereira da Silva sugeriu que a prefeitura pavimente a rua com um asfalto chamado de “casca de ovo” (por sua fina camada de material), de maneira provisória. “Já que a comunidade deseja que as obras sejam incluídas no projeto das vias que serão realizadas com a verba vinda do BNDS, caso da rua vizinha, a Almirante Jaceguay”, disse o líder comunitário.

Gustavo sugeriu que a prefeitura cobre uma contrapartida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se instalou recentemente na Prudente de Moraes. Ele afirma que depois que a universidade abriu um campus na rua o fluxo de carros aumentou muito e a rua não está preparada para receber tantos veículos. Outra reclamação dos moradores foi em relação aos alagamentos região. E sugerem que a prefeitura realize a limpeza dos rios e valas da região com mais frequência e fiscalize as construções próximas aos rios, “pois muitas casas já estão praticamente dentro da água”.

O diretor do Ippuj, Vladimir Constante sugeriu a proibição do estacionamento em um dos lados da rua, para aumentar o espaço físico da via. Outra sugestão foi a implantação de um binário com a Rua João Pessoa, mas para esta mudança será necessário ainda ouvir a comunidade. Quanto à limpeza dos rios o secretário de Infra-estrutura Ariel Pizzolatti afirmou que a prefeitura as tem realizado dentro de suas limitações. Ele aprovou a idéia de realizar uma reunião com os moradores para resolver os maiores problemas em um curto prazo.

O presidente da Comissão, vereador Mauricio Peixer afirmou que o Poder Legislativo tem o poder de negociação entre o Executivo e a população, por isso manifestou o desejo de participar das conversas entre as partes. Uma reunião entre os representantes do executivo e da comunidade será marcada para a próxima semana, na Câmara no dia 16 de maio.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário