Decisão surpreendente foi assumida pelos integrantes da Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), na tarde de hoje: o trancamento das pautas encaminhadas à comissão. A solicitação da suspensão partiu do vereador Jucelio Girardi, motivado pela negativa do Executivo em atender a reivindicação dos moradores da rua Santa Luzia, no bairro Aventureiro, que é a pavimentação da via pública, que possui 380 metros de extensão.
Os moradores participaram de quatro reuniões na Comissão de Finanças e apesar do esforço dos vereadores para chegarem a um acordo com o executivo nenhum representante da prefeitura aceitou remanejar o orçamento para o asfaltamento da rua. O presidente da comissão, vereador Patrício Destro explicou que o quadro jurídico do legislativo avaliou que poderia ser feito o remanejamento no orçamento para atender a demanda dos moradores. “A comissão apresentou uma proposta viável, porém, não houve retorno do Executivo”, lembrou Destro.
A comissão somente analisará e dará pareceres para projetos de repasses de recursos para entidades sociais e para área da saúde. Em outra circunstância, a pauta somente será destrancada assim que o gabinete do prefeito envie um documento à CVJ se comprometendo pela realização da obra.
Vale lembrar que, os moradores do trecho ainda não pavimentado (380 metros), não aceitam o asfaltamento por adesão, ou seja, pagar pela obra, porque os demais proprietários de imóveis da parte já concluída não precisaram pagar o asfaltamento.
Na tribuna, Destro não poupou críticas ao titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Ariel Pizzolatti acusado de não atender reivindicações da população e sequer dos vereadores. “A partir de agora o governo que se agilize para fazer o que o senhor (Pizzolatti) não fez”, alfinetou Patrício.