Embora 16 tenham sido convidados, apenas quatro representantes de concessionárias de automóveis de Joinville atenderam ao convite do vice-presidente da Câmara, vereador Osmari Fritz, para iniciar uma discussão sobre uma futura regulamentação municipal para o tráfego de caminhões cegonheiros, responsáveis, vez ou outra, por um congestionamento localizado ou alguma fiação pública arrebentada. Fritz pretende entrar com projeto de lei para disciplinar o assunto, mas, antes, quer ouvir todas as partes envolvidas.
Na reunião de ontem, os quatro representantes de concessionárias demonstraram interesse também em regulamentar a situação. Eles revelaram já ter procurado órgãos públicos, como a Conurb e também a Celesc, para discutir o tema, mas não obtiveram resultados práticos. Segundo os empresários, em várias ruas, a fiação está abaixo da altitude mínima legal, o que dificulta a passagem dos caminhões; e a falta de um espaço comum a todos para carga e descarga faz com que os veículos pesados circulem por vias movimentadas do município.
Fritz pediu aos quatro participantes que mobilizem os demais donos de concessionárias para as próximas reuniões, ainda sem data para ocorrer, e que desenvolvam um lista de proposições para solucionar o problema. O vice-presidente do Poder Legislativo, por sua vez, deve abordar o tema com Conurb e Celesc. A ideia do parlamentar é, futuramente, estabelecer um regulamento em Joinville parecido com o de Porto Alegre (RS), o qual ele considera satisfatório.