Vereadores de Joinville e Araquari se reuniram na tarde de hoje, na Comissão Especial de Transportes, que envolve os dois municípios para tentar chegar a um acordo que resultasse na efetiva solução do polêmico e histórico problema da falta de integração do transporte coletivo para levar e trazer os moradores do trecho, compreendido entre o bairro Itinga (Joinville) e a localidade de Porto Grande (Araquari). Partiu dos políticos de Araquari a manifestação de urgência para uma solução.

Compreendendo a agonia e o sofrimento do povo araquariense que, há mais de 20 anos sofre em ter de caminhar trechos de cinco, seis e até mais quilômetros sob o sol forte, chuva, frio, calor, em qualquer período do dia ou da noite, carregando sacolas, filhos, inclusive idosos, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, vereador Clenilton Pereira apelou, “precisamos é encontrar uma solução rápida para essa situação”.

Alcides Bertoli, diretor da empresa de ônibus Verdes Mares, alertou que, “fazer apenas a integração não solucionará o problema, tem que ser feito um transporte organizado para que a integração dê bons resultados”. Diante disso, os vereadores de Joinville entendem que o ideal é verificar em Blumenau e Florianópolis como ocorreu o processo naquelas cidades e, “quem sabe, se está dando certo lá, possamos fazer nos mesmos moldes aqui”, sugeriu Osmari Fritz.

Os vereadores araquarienses Altair Tobias, José Cardoso e Mário Paulini (presidente do legislativo) lembraram que, este assunto já envolveu muitos políticos, empresários, líderes comunitários, representantes de segmentos organizados e representativos das duas comunidades, mas não está fácil de uma solução definitiva para o impasse. Na segunda-feira, dia 21, os parlamentares das duas cidades irão até Blumenau e Florianópolis conhecer os sistemas para na quarta-feira, dia 23, em nova reunião deliberar uma possível solução.

Outro assunto que está se tornando uma “novela”, de acordo com os políticos de Araquari é a pavimentação da estrada Rio do Morro, que liga a Zona Sul de Joinville, pelo bairro Paranguamirim, à localidade de Porto Grande, em Araquari, tida como crucial para ajudar a desafogar o tráfego na BR-280. “Já chegou a ser anunciado o dia e hora da assinatura do convênio e o início desta obra que nunca saiu do papel”, protestou Mário Paulino. Este processo também será debatido na próxima reunião da Comissão Especial, integradas também pelos vereadores Juarez Pereira, Lauro Kalfels, Jucélio Girardi, Adilson Mariano e Zilneti Nunes.

Foto de Sabrina Seibel
Texto de Bruna Alves Bechtold e Marcos Dias de Oliveira 

Deixe um comentário