O pensamento predominante na área de saúde tem uma visão hospitalocêntrica e tecnológica, fazendo com que o sistema se volte principalmente para o atendimento de doenças agudas, epidêmicas, internamentos, predominando os tratamentos paliativos e apenas sintomáticos das doenças crônicas. Isto atende parte da demanda necessária ao sistema e à população. Por outro lado, deixa um grande vazio no que se refere à abordagem da atenção primária (básica) à saúde, que deve se ocupar com o atendimento ao usuário em todas as outras e mais diversas necessidades (estando doente ou não) ao longo de sua vida. O médico Carlos Alberto Fiorot, coordenador da Política Municipal de Práticas Integrativas, Complementares e Ciências da Saúde do município de Domingos Martins (ES) fará a palestra de abertura do Fórum A Saúde Tem Remédio, na Câmara de Vereadores de Joinville, no dia 28 de maio, às 9 horas.

Ele falará sobre o tema: “Atenção primária à saúde: planejamento, inovação de técnica e de conhecimento”. Carlos Fiorot explica que “planejar a atenção primária (básica) à saúde, assim como promover pesquisas e inovação no âmbito de sua responsabilidade, levando em consideração a tendência no perfil tanto etário-epidemiológico quanto de doenças da população, no presente e no futuro próximo, se torna necessário e urgente”.

 Foi com esta visão que ele vem contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública no município capixaba de Domingos Martins e que mostrará em sua palestra. O Fórum Regional “A Saúde Tem Remédio” é um evento da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville, coordenado pelo vereador Alodir Alves de Cristo, presidente da Comissão de Saúde, tem apoio da prefeitura de Joinville e reunirá 16 palestrantes das mais diversas áreas nos dias 28 e 29 e será aberto a todos os interessados. A inscrição, gratuita, pode ser feita pelo site www.forumasaudetemremedio.com.br

Texto: Domingos Miranda 

Deixe um comentário