Esse foi o tema da palestra da nutricionista Thaís Gama, que afirmou que a população brasileira está passando da desnutrição para o sobrepeso. Algumas das causas apontadas são: maior jornada de trabalho, menos horas de sono, maior acesso aos alimentos. A nutricionista recomenda uma nutrição equilibrada, sem dietas mirabolantes. “Não siga dietas da moda, dieta japonesa, mediterrânea, não moramos lá, nossa cultura alimentar é diferente, não adianta inventar”, explica. Entre os alimentos recomendados pela especialista estão: aveia, iogurte, frutas cítricas, amêndoas e castanhas, outra dica é o uso moderado do sal e do açúcar. Dar preferência a alimentos integrais é outra recomendação que deve ser seguida. “Não precisa comer tudo integral, todos os dias, pode alternar entre os integrais e as massas brancas”, aconselha Thaís.
Os enlatados devem ser evitados, mas há exceção, o atum deve ser consumido em função do alto índice de ômega 3. O velho e bom feijão com arroz está na lista de alimentos recomendados pela especialista. “A combinação de somente esses dois alimentos tem reparado casos graves de desnutrição em cidades do Nordeste”, afirma.
A principal dica da nutricionista é não apelar para dietas radicais. “Há os alimentos da oma que nos remetem as memórias da infância, então, comê-los eventualmente não é um problema. Assim como em uma confraternização entre amigos você comerá uma fatia de bolo”, ameniza a nutricionista.