Definido na reunião da Comissão Especial de Transportes da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) e de Araquari, na tarde de hoje, o calendário das atividades a serem desenvolvidas, a partir de agora, visando a efetivação da integração do transporte coletivo intermunicipal entre as duas cidades. Para o vereador Adilson Mariano, relator do projeto, de autoria do vice-presidente do legislativo joinvilense, vereador Osmari Fritz, neste momento é fundamental que seja consolidada a integração entre o Itinga (Joinville) e o Morro Grande (Araquari), “não podemos perder este foco que é uma necessidade urgente dos moradores desta região” defendeu o parlamentar.

A vereadora Zilnety Nunes referendou as colocações de Mariano e complementou lembrando que em Blumenau, onde já existe a integração com municípios da região, bastou determinação política e administrativa do prefeito João Kleinubing, “portanto, aqui também é necessária e urgente a sua concretização”, reafirmou a vereadora.

Outro integrante da comissão, vereador Jucelio Girardi também comunga da mesma opinião: “é pontual o nosso problema e de fácil solução, basta a construção de um terminal de integração (Araquari já se propôs a construí-lo) e é para resolver que esta comissão foi criada, neste momento”, reforçou.

De acordo com o calendário feito pela comissão, nos próximos dias 11 e 12 (junho), os integrantes da comissão viajarão à Recife (PE), onde conhecerão o sistema lá implantado e que atende 12 municípios que integram a região da grande Recife. Na semana seguinte, dia 18, a comissão faz uma análise das informações do que foi coletado na capital pernambucana. Já no dia 25, será realizada uma reunião com representantes das prefeituras de Joinville e Araquari, Departamento de Transportes e Terminais Rodoviários de Santa Catarina (Deter), Ministério Público e empresas de ônibus. O dia 2 de julho foi reservado para a audiência pública, marcada para iniciar às 19 horas, em local a ser confirmado, podendo ser nas dependências da Escola Higino Aguiar, nas proximidades da divisa entre os dois municípios.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário