Na sessão ordinária de hoje, o diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antônio Carlos Poletini ocupou o espaço da Tribuna Livre da A Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), para convidar os parlamentares, funcionários e público para participarem da 25ª edição da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, reconhecida como uma das maiores do gênero no mercado brasileiro, que acontecerá de 19 a 21 de junho, no Complexo Expoville, em Joinville. O evento é organizado pela Acats, que está completando 40 anos de existência e reúne mais de 650 empresas supermercadistas e fornecedoras, representando mais de 4.000 estabelecimentos com cerca de 70.000 colaboradores. A Exposuper receberá 200 expositores e também cerca de 40 deles, selecionados pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) entre outros de todo o Brasil, até mesmo do exterior.

A feira é hoje um dos principis eventos de negócios e de conhecimento do varejo supermercadista de Santa Catarina e que a cada ano procura se fortalecer como uma referência em termos de organização e estímulo ao fomento das vendas, através da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados. Além disso, realiza-se, de forma paralela, a Convenção Catarinense de Supermercadistas, onde acontecem painéis e palestras com temas da maior importância para o setor supermercadista catarinense.

De acordo com Poletini, para comemorar os 40 anos da Acats para a abertura da feira haverá uma apresentação especial da Escola de Ballet Boshoi de Joinville, referência da dança clássica mundial. 

Os produtos a serem expostos são diversificados, vão de alimentos oriundos de produtores de todas as regiões do Estado a queijos, vinhos, sucos, geleias, frutas, hortaliças, massas, pescados e defumados, além de flores e plantas ornamentais.

Para Antônio Poletini, a feira busca dar visibilidade aos produtos agrícolas e para isso será disponibilizada uma área de 300 m2 para Agricultura Familiar e Pequenos Produtores oriundos de pequenas propriedades rurais, que desta maneira podem abrir canais diretos de negociação com os supermercadistas.

Ele destacou a a presença de dois palestrantes de grande destaque nacional para as conferências magnas, Steven Dubner e Max Gehringer.

A feira tem preocupação com a responsabilidade ambiental e neste sentido, “buscamos sustentabilidade em nossos eventos. Ano passado foram produzidos 48 toneladas de resíduos. Desses, 95% tiveram destinação ambientalmente correta”, ressalta Poletini.

O presidente do legislativo joinvilense, vereador Odir Nunes, agradeceu efusivamente o convite e ressaltou a importância dos eventos de negócio para o município como um dos fatores fomentadores do turismo específico deste setor e que tem sido fundamental para dar mais incremento a geração de emprego, renda e injetado recursos aquecendo a economia da cidade.

Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran)

O vereador Manoel Bento quer agilidade na tramitação do PLC nº 72/11, que transforma a Conurb na autarquia pública Ittran. Na sessão ordinária dessa quinta-feira (14) protocolou o requerimento nº 102/12, solicitando que o projeto seja devolvido ao primeiro-secretário, com ou sem parecer, para ser incluído na pauta regimental. Por outro lado, o vereador Osmari Fritiz entendeu como desnecessário o requerimento. “Não será o requerimento que fará o projeto andar. Queremos um projeto consistente. Temos que analisar a situação com muita calma”, argumenta Osmari.

Atualmente a Conurb é uma autarquia de economia mista, ou seja, há participação pública e privada. O projeto da Prefeitura quer transformar a Companhia de Trânsito em autarquia pública, pois alguns julgados Brasil afora não creditam o poder de fiscalização, como aplicar multa de trânsito, sendo realizada por empresa de economia mista. O vereador espera juntar numa mesma reunião as comissões de Legislação, Urbanismo, Finanças e Participação Popular para avançar com o projeto no plenário.

Deixe um comentário