O médico Hercílio Alexandre da Luz Filho, 60 anos, cofundador da Fundação Pró-Rim, é o mais novo cidadão benemérito de Joinville. Ele foi condecorado em cerimônia solene realizada ontem, no plenário da Câmara, com o título confirmado no Decreto Legislativo 4/2012.

Hercílio Alexandre da Luz Filho é bisneto do falecido governador de Santa Catarina, Hercílio Luz. O homenageado de ontem nasceu na Maternidade Darci Vargas, em 3 de janeiro de 1952, formou-se médico pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1978 e, desde 1981, atua em Joinville.

Kiko, como é chamado por amigos e familiares, é casado, pai de duas filhas. Foi o primeiro nefrologista especialista de Joinville, titulado no ano de 2000. Junto ao amigo, José Aluísio Vieira, o Dr. Xuxo, fundou a Fundação Pró-Rim, entidade sem fins lucrativos que, atualmente, atende a 960 pacientes renais em Santa Catarina e no Tocantins, já tendo atingido a marca de mil transplantes em fevereiro deste ano.

O Título de Cidadão Benemérito foi proposição do vereador José Cardozo, por sugestão do vereador Maurício Peixer. Participaram da cerimônia de entrega da honraria, além de Cardozo, os vereadores Alodir alves de Cristo, Tânia Maria Eberhardt e Maurício Fernando Peixer, que dirigiu a solenidade. Cardozo justificou a homenagem como forma de reconhecimento público ao trabalho do médico, especialmente à frente da Pró-Rim.

O plenário da Câmara ficou praticamente lotado de amigos, pacientes e familiares, que aplaudiram de pé discurso de agradecimento do médico Hercílio Alexandre da Luz Filho. Como o título era benemérito, ou seja, concedido a nascidos em Joinville, o homenageado fez questão de reviver os tempos de infância e adolescência, revisitou os locais que frequentava, as pessoas que conheceu e com quem conviveu, até chegar à atuação como presidente da fundação que ajudou a criar.

“Trabalhei duro e honestamente por toda a minha vida. E acho que deixei bons exemplos. Esperei 60 anos de minha vida por esse momento, o qual sou muito grato. Divido este título com meus familiares dos quais aprendi a importância de respeitar as pessoas e conviver em igualdade com os mais humildes”, afirmou Hercílio da Luz Filho.

[widgetkit id=13]

Deixe um comentário