Durante reunião conjunta das Comissões de Legislação, Finanças e Educação da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), na tarde de hoje, o presidente da Fundação Cultural, Silvestre Ferreira apresentou aos vereadores o Plano Municipal de Cultura. Essa é a primeira vez que um documento com esse formato foi formalizado, uma vez que prevê ações para os próximos 10 anos. Mais de 800 pessoas contribuíram com a confecção do documento, disse Ferreira.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Cultural, Ilamil Coelho, explicou que o plano contou com a participação de artistas, artesãos, além de membros do Conselho Municipal de Cultura.

Ao folhear páginas do documento, o vereador Patrício Destro, presidente da Comissão de Finanças, afirmou que o Plano foi muito bem redigido. E sugeriu que se olhe mais para o riqueza cultural imaterial, “damos muito valor ao que é palpável, aos prédios, as pinturas, isso não está errado, mas devemos resgatar também a história de pessoas importantes para a nossa cultura”, afirmou. O vereador citou como exemplo a cidade de São Gonzalo do Amarante (RN), onde pessoas consideradas “mestres” ganharam uma bolsa para relatar tradições históricas. De acordo com Destro, “uma senhora que conhecia as cantigas que estavam ‘sumindo’ conseguiu resgatar essa tradição, as canções foram gravadas e mesmo depois da morte da ‘mestre’ a cantigas estão preservadas”.

Já para a presidente da Comissão de Legislação e Justiça, Tânia Eberhardt, o plano é um marco histórico no setor cultural joinvilense. “A Cultura é o setor desse governo que manteve a coerência entre discurso e prática. Parabéns pelo trabalho de vocês, que foi feito por tantas mãos”, sintetizou a parlamentar.

A relatoria do Projeto de Lei 25/2012, que trata do Plano ficou com o vereador governista Marcos Fernandes. Na próxima terça-feira, dia 26, o projeto receberá a primeira votação e será na Comissão de Legislação e Justiça. Participaram da reunião: os vereadores Jucélio Girardi, Joaquim dos Santos, Adilson Mariano, Dalila Rosa Leal, João Rinaldi, Tânia Eberhardt, Patrício Destro, Manoel Bento, Juarez Pereira, Zilnety Nunes e Marcos Fernandes.

Fotos de Sabrina Seibel

Deixe um comentário