A Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) poderá ser a certificadora municipal do “Selo Social” para as entidades participantes do Movimento Nós Podemos Joinville (MNPJ), que integra o programa da Organização das Nações Unidas – ONU, “8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – 8 ODM”, e que no Brasil são chamados de “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. Ele visa conscientizar e mobilizar a iniciativa privada (empresas), as entidades do 3º setor e o poder público (nas diferentes esferas) para o alcance, até 2015, dos 8 ODM.

Os parceiros a serem contemplados com o selo, que está em estudo para ser instituído, receberão a certificação através da CVJ, com a chancela e organização do MNPJ.

Seria uma proposta que guarda similaridade com a Certificação de Responsabilidade Social empreendida pela Assembléia Legislativa. Ela foi entregue na tarde de hoje pela coordenadora geral do MNPJ, Claudia Dreher e pelo vice-coordenador, João Batista Thomé ao presidente do legislativo joinvilense, vereador Odir Nunes.

Em 2000 a ONU, estabeleceu as prioridades do programa após analisar os maiores problemas mundiais (ver metas abaixo) e que devem ser atingidas por todos os 191 países, incluindo o Brasil, até 2015. O objetivo é caminhar na direção de um mundo mais equilibrado economicamente, mais justo socialmente e sustentável ambientalmente.

De acordo com Claudia, em 2004 foi criado no Brasil o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, uma ação de sociedade civil, que coordena as diversas ações em prol dos ODM. Em 2009 o Movimento Nós Podemos iniciou suas atividades em Santa Catarina.

O “Selo Social” será uma estratégia para estimular o cumprimento dos objetivos e de reconhecimento dos órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais que realizam investimentos internos e externos em prol das Metas do Milênio.

Considerando que a CVJ sempre desempenhou ações em defesa dos interesses comunitários e da sociedade em geral, sobretudo no que diz respeito a possibilitar que Joinville possa, ao final de 2015, orgulhar-se de ter atingido as Metas do Milênio, o presidente Odir Nunes colocou a Escola do Legislativo, a direção geral e a assessoria legislativa para, juntamente com o MNPJ, estudar esta parceria. Inclusive disponibilizando o espaço da Tribuna Livre, que acontece na sessão ordinária da quarta-feira e também a TV Câmara para divulgação da parceria do MNPJ com o legislativo.

O movimento lembra que, juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, e nosso país. A Rede Brasil Voluntário, que congrega centros de voluntariado de todo o país, consciente da importância do programa, criou o site www.portalodm.com.br para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar das ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM. Conheça exemplos de como muitos estão contribuindo para o Brasil alcançar os objetivos e entre em contato através do site da Rede e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – www.pnud.org.br

Metas do Milênio:

ODM 1 – Acabar com a fome e miséria

ODM 2 – Educação básica de qualidade para todos

ODM 3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher

ODM 4 – Reduzir a mortalidade infantil

ODM 5 – Melhorar a saúde das gestantes

ODM 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças

ODM 7 – Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente

ODM 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Foto de Sabrina Seibel  

Deixe um comentário