Uma surpresa importante foi registrada na sessão ordinária de hoje, da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ): uma visita de cortesia dos desembargadores Vanderlei Romer, corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Salete Silva Sommariva, vice-corregedora geral, e o ex-diretor do Foro da Comarca de Joinville, juiz Davidson Jahn de Mello, atualmente também exercendo funções na corregedoria do tribunal.
Os magistrados estiveram na cidade tratando da permuta do antigo prédio do Foro de Joinville (pertencente ao TJSC), na esquina das ruas Princesa Isabel com Dona Francisca, com a prefeitura, pelo imóvel que abriga hoje o Foro da Justiça Federal, na avenida Hermann August Lepper (que pertence ao município).
Assim sendo, a partir desta permuta o prédio da Justiça Federal será integrado ao patrimônio da Justiça Estadual. No imóvel da Princesa Isabel a Justiça Federal projeta construir uma edifício com 17 mil m² e que abrigará a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho.
Para que toda esta ação burocrática fosse concretizada foi importante o envolvimento das entidades empresariais de Joinville (Acij, CDL, Acomac e Ajorpeme), OAB, prefeitura e Câmara de Vereadores, cujos representantes não mediram esforços com viagens à Porto Alegre e Florianópolis.
O magistrado Davidson Mello agradeceu o apoio de todos e dos vereadores que viabilizaram a nova sede para a instituição que estará para atender a população joinvilense para os próximos 20 anos. “Isso é planejamento”, afirmou o juiz.
Romer manifestou sua satisfação de estar em Joinville onde atuou e residiu durante anos. Salete Sammariva lembrou que, em breve todo o tramite burocrático legal será concluído. “Essa ação beneficiará a todos, por isso, só temos que agradecer o empenho da Câmara para viabilizar essa nova estrutura para a Justiça Estadual”, concluiu a vice-corregedora.
Odir Nunes enalteceu o empenho e a dedicação dos magistrados que não mediram esforços para que a cidade de Joinville tenha conquistado uma infraestrutura jurídica – Federal, trabalhista e Estadual – a altura da maior cidade do Estado e que tantos benefícios trará à comunidade joinvilense.