“A vitória desta tarde é fruto da união de forças desprendendo-se das paixões políticas partidárias”, comemorou o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes, ao final da votação em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estado nº 0001/2012, que permite aos municípios aprovarem convênios com bombeiros voluntários para a verificação de normas de incêndios em construções. Foram 25 votos favoráveis, três contra e duas abstenções, o placar final.

A partir daí as comemorações demonstraram que os interesses da cidade estão acima de quaisquer outros que não sejam da sociedade joinvilense. Aplausos e abraços entre as lideranças políticas, administrativas, empresariais, bombeiros e lideranças comunitárias mostraram o cenário de alegria e acima de tudo de “missão cumprida”.

Para o deputado estadual Darci de Matos, um dos mais ferrenhos defensores da PEC, ao lado dos deputados Nilson Gonçalves, Kennedy Nunes, Sandro Silva e Carlos Chiodini (Jaraguá do Sul), “foi a vitória do voluntariado de Joinville e Santa Catarina”. Para Matos, foi uma demonstração de que a solução para muitos problemas de Joinville e região passam pela união de forças e o referendo dos deputados na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Os bombeiros respiravam aliviados ao final do que pode ser comparado ao atendimento de uma das mais difíceis ocorrências onde já foram acionados para resolver. “Obrigado”, era a palavra que mais se ouvia no meio dos soldados voluntários de várias cidades de Santa Catarina que se deslocaram à Florianópolis para a acompanhar a votação.

Antes mesmo da votação, reunidos com as lideranças de Joinville, o presidente da Alesc, deputado Gerson Merísio procurou tranqüilizar todos avisando que, se entendesse que não houvesse a garantia de aprovação não iria arriscar colocando a PEC em apreciação.

O presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), Moacir Thomazy não escondia preocupação antes da votação e após a confirmação da vitória foi um dos que mais comemorou, “vencemos! Que alivio! A vitória é de todos”, disse. 

A partir de agora a PEC será encaminhado para a sansão do governador Raimundo Colombo e transformada em lei. Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário