A bancada do PSD na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), integrada pelos vereadores Odir Nunes (presidente da casa), Patrício Destro (presidente da Comissão de Finanças), e Zilnety Nunes oficializou hoje o nome do seu homenageado para receber a Medalha Antonia Alpaídes. O convidado, que aceitou a comenda, é o ex-jogador de futebol Chico Samara, cujo nome de batismo e pouco conhecido do público é Francisco Geraldo Marques Lessa, que dos atuais 63 anos 30 foram dedicados ao futebol profissional. Samara é parte da história de fundação do Joinville Esporte Clube – JEC. Em 1976 ano da fusão de América e Caxias, ele jogava no time rubro da Zona Norte da cidade e lembra que, o primeiro título de campeão estadual do JEC foi a volta por cima do futebol joinvilense e que possibilitou a caminhada vitoriosa de tantas conquistas.

“Era um período em que os dois times da cidade não atravessavam boa situação financeira e de resultados em campo, com o título surgiu o apoio da torcida, que nascia forte, e dos empresários que acreditaram no projeto que deu certo”, conta Chico Samara.

O atleta iniciou sua carreira aos 15 anos no Atlético Lansul Futebol Clube (Canoas-RS), Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense, Grêmio Esportivo Olímpico e Palmeiras Esporte Clube de Blumenau, América Futebol Clube de Joinville, Joinville Esporte Clube, Clube Náutico Marcílio Dias de Itajaí, e Grêmio Esportivo Juventus de Jaraguá do Sul. O jogador não esquece dos bons tempos do futebol amador na Tigre e no Estrada da Ilha, onde era carinhosamente chamado de filho “schwarz” (pronúncia “shvárts”) tradução “preto”, pelo treinador, senhor Nass.

Além do PSD, também PSL apresentou a sua indicada para ser homenageada: Maria Aparecida Gomes Tolffano, comerciante, proprietária doToffano’s Eventos, restaurante da Recreativa do Sindicato dos Comerciários de Joinville, onde é a ecônoma. E possui também participação em projetos sociais realizados em Joinville.

Medalha de Mérito Antonia Alpaídes – É a mais importante outorga individual prestada pela representação maior da cidade, o Poder Legislativo, para as pessoas que, por meio da arte, cultura, educação prestaram serviços relevantes ou destacaram-se na defesa da raça negra.

Quem foi Antônia Alpaídes? Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos foi professora. Nasceu em 1904 e morreu em 1968, aos 64 anos. Atuou nas Escolas Rui Barbosa, Germano Timm, Prefeito João Colin, Conselheiro Mafra, aposentou-se e continuou a lecionar como professora particular em sua casa. A mestre sempre manteve a imagem de ser rígida e disciplinadora, procurava impregnar em seus alunos dotes morais e princípios espirituais, a fim de melhor estabelecer parâmetros, à vida em sociedade. Entre seus alunos que se desatacaram estão os saudosos deputados Adhemar Garcia Filho, Nagib Zattar, o médico Tuffi Dippe, Olívia Maia Mazzoli e outros. A missão maior da educadora Antônia Alpaídes era: “ensinar a ensinar”.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário