Os novos vereadores joinvilenses eleitos em outubro passado, Levi Hiosch, Claudio Aragão, Leia Hostim Rocha, Dorval Preti, Lioilson Correa, Maycon Cesar, Jaime Evaristo e Mauricinho Soares e respectivas assessorias participaram, durante todo o dia de hoje, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), de palestras de capacitação sobre a futura função, que passarão a exercer a partir de janeiro de 2.013.

Eles receberam conhecimentos sobre noções de postura em espaço público e conhecimento sobre os assuntos da Diretoria de Assuntos Legislativo, no funcionamento de uma sessão ordinária, processo legislativo, Regimento Interno da casa legislativa e Lei Orgânica do Município.

O treinamento foi ministrado pelos técnicos da Diretoria de Suporte Legislativo. A próxima sexta-feira, dia 30, já está reservada para a segunda etapa do programa. O vereador Claudio Aragão participou das palestras e trouxe seis assessores para as palestra. “As pessoas chegam aprendendo na Câmara, esse é o momento de ouvir e aprender. Como fui assessor de dois vereadores conheço os trâmites do legislativo, mas acredito que vou aprender ainda mais no dia-a-dia”, avalia Aragão.

A única mulher eleita para essa legislatura, a conhecida pastora Leia Hostim Rocha, considerou importante o dia de palestras. “Essa é uma forma de treinar também os assessores. Já li o regimento interno e estou estudando para exercer meu cargo nesta casa de leis”, explica Leia.

O presidente da Câmara de Vereadores Odir Nunes fez um alerta aos novos vereadores sobre a cobrança da população de quem exerce esse cargo público. “A sociedade cobra e de nós vereadores mais ainda. O mandato tem que gerar resultados, assim como uma empresa pública”, finalizou Nunes.

A posse – Os vereadores receberam do legislativo a lista de todos os documentos exigidos para que sejam diplomados no próximo dia 14, no plenário da CVJ e para que possam ser empossados em seus cargos no dia 1º de janeiro. A cerimônia de posse será realizada no dia 1º, com início às 17h, sob a presidência do vereador mais votado Patrício Destro. Primeiro tomam posse os 19 vereadores, em seguida prefeito e vice-prefeito. Cada vereador terá 3 minutos pra discursar – tempo improrrogável. Após a posse a sessão será suspensa por 30 minutos para o início da eleição da mesa diretora da Câmara, que vai dirigir a casa no biênio 2013/2014.

Fotos de Sabrina Seibel

Deixe um comentário