Iniciou na manhã de hoje a vistoria técnica de avaliação da segurança estrutural do prédio da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), após a constatação de rachaduras em tetos, paredes e pisos que provocaram polêmicas e suspeitas sobre a situação da segurança do edifício. Munido de equipamentos modernos e precisos o engenheiro civil Gilberto Luiz, especialista em engenharia de estrutura e patologia nas obras civis, da AD Fidência Análises e Perícias de Engenharia, começou a avaliação pelos setores que apresentaram, nos últimos dias, o surgimento de rachaduras nos tetos de salas do segundo piso (Diretoria de TI, Comunicação e outras).
Na seqüência as demais repartições também receberão inspeção técnica. De acordo com o especialista será uma vistoria preliminar para conhecer o conceito estrutural do edifício.
Com a utilização de uma análise de termografia será possível identificar os elementos estruturais e manifestações patológicas. Com o teste de percussão, através da escuta dos ruídos emitidos pelo equipamento será possível identificar as deficiências de aderência desplacamentos e outras manifestações patológicas.
Os procedimentos de pacometria permitirão identificar a posição das armaduras e suas bitolas sem que seja necessário remover o concreto das estruturas. Luiz pretende encerrar as perícias no início da próxima semana e apresentar o laudo técnico à direção da casa legislativa e à sociedade.