Os vereadores da Câmara de Joinville (CVJ), integrantes das Comissões de Educação e de Saúde, respectivamente, Dalila Rosa Leal (presidente), Adilson Mariano e Alodir Ales de Cristo (presidente da Saúde), Marcos Aurélio Fernandes e Roberto Bisoni, participarão, nesta quarta-feira, dia 5, de reuniões nas Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, em Florianópolis.

Com o secretário Eduardo Dechamps, na Educação os parlamentares realizarão 13 reivindicações. Destacando- 5 reformas de escolas, manutenção de cursos de extensões até que novas escolas sejam construídas pelo Governo do Estado, solução para ginásios de três estabelecimentos de ensino, construção de outros nas unidades onde ainda não existam. Além do pedido de informações sobre a paralisação da construção de novas escolas em Joinville em terrenos já doados pela prefeitura Joinville e outras reivindicações (ver quadro abaixo).

Na Secretaria da Saúde, os vereadores pedirão ao secretário Dalmo Claro de Oliveira uma solução para a greve dos servidores do Hospital Regional e melhoramentos nos setores de atendimentos à saúde pública em Joinville e região.

Durante a sessão ordinária o vereador Adilson Mariano protestou indignado com o que chamou de “descaso na saúde e destruição premeditada dos serviços públicos, de sua responsabilidade, em Joinville, para economizar recursos. Tudo está na lei, mas quem tem a responsabilidade de cumpri-la não o faz que o Governo do Estado”, disse indignado.

Mariano disse ainda que, nesta quarta-feira, dia 5, será realizada uma manifestação pública exigindo que o governador Raimundo Colombo cumpra as suas responsabilidades e a lei na prestação de serviços dignos na saúde e na educação. O ato, às 17h30, será na frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR). A precariedade no atendimento está causando problemas e constrangimentos aos usuários.

REIVINDICAÇÕES NA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Manutenção das extensões (*)

E.E. Básica Juracy Maria Brosig

 

E.E. Básica Presidente Médice

E.E. Básica Alícia Bittencourt Ferreira

E.E. Básica Gertrudes Benta Costa

Reformas nas escolas

E.E. Básica Maria Amin Ghanem (**)

 

E.E. Básica Osvaldo Aranha (**)

E.E. Básica Plácido Olímpio de Oliveira (**)

E.E. Básica Francisco Eberhardt (**)

E.E. Básica Monsenhor Sebastião Scarzello, onde pede-

se a implantação do ensino médio, a manutenção das matrículas e das aulas.

Solução para os ginásios

E.E. Básica Antônia Alpaídes

 

E.E. Básica Arnaldo Moreira Douat

E.E. Básica Presidente Médici

– Implantação de um programa permanente de manutenção preventiva das escolas da rede estadual de ensino em Joinville.

– Construção de ginásios cobertos em escolas que ainda não possuem.

– Pedido de informação o porque não se constroem novas escolas em terrenos doados pela prefeitura.

(*) – Garantia da manutenção de transporte gratuíto para os alunos.

(**) – Que as reformas sejam realizadas no período de recesso das escolas.

Deixe um comentário