Com a presença da secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, aconteceu hoje uma reunião da Comissão de Participação Popular e Cidadania. Durante a reunião, ela forneceu mais informações de como está a questão da segurança pública, na esfera estadual. Os vereadores solicitaram melhorias emergenciais no Presídio Regional de Joinville. O município há tempos pede explicações.

“Esse é o papel de um parlamentar, já que segurança pública é um tema que interessa a comunidade que espera por respostas e ações”, comenta o presidente da Comissão, vereador Maycon César. Para ele, a participação da secretária no encontro foi positiva.

Diante de tantos problemas enfrentados pelo sistema prisional de Joinville, a secretária apresentou dados satisfatórios no Estado de Santa Catarina. Em 2011, aconteceram mais de 500 fugas e, em 2012, o número caiu para 194 e, neste ano, até o momento, foram 10 fugas. “A ressocialização dos presos está em primeiro lugar quando o assunto é o retorno ao mercado de trabalho”, ressalta a secretária.

Na mesma linha, o presidente do Legislativo, João Carlos Gonçalves, destacou a mão de obra carcerária que está sendo utilizada pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville e que este bom exemplo precisa ser ampliado e levado a outros órgãos e setores.

Deixe um comentário