Com o auditório da Câmara de Vereadores de Joinville lotado, aconteceu hoje uma homenagem especial à Semana Farroupilha. O evento reuniu centenas de seguidores da tradição gaúcha. Na ocasião, foram entregues homenagens para as autoridades apoiadoras do tradicionalismo, para os ex-coordenadores da Semana Farroupilha e também as pessoas que se destacaram na região Norte catarinense.

O coordenador do evento, Jacks Maia, comenta que “este é um momento único em que enaltecemos as nossas tradições e mantemos a chama do tradicionalismo acesa.”

“É um orgulho muito grande recebermos esta manifestação alusiva à Semana Farroupilha, o maior evento cívico e cultural do tradicionalismo”, ressalta o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves.

Também acompanharam o evento os vereadores Claudio Aragão, Dorval Pretti, Lioilson Correa e Mauricinho Soares; o vice-prefeito Rodrigo Coelho; o presidente da Fundação Turística, Sergio Ferreira, e representantes da Polícia Militar de Joinville.

No final da sessão de homenagens, aconteceu uma apresentação da dança típica gauchesca, no átrio do Legislativo joinvilense.

 

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha tem sua origem ligada ao ano de 1.947, quando um grupo de jovens estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, decidiu resgatar o patrimônio histórico e cultural do gaúcho e integrá-lo à cultura brasileira.

Este grupo foi motivado pelo descaso para com o patrimônio cívico e cultural gaúcho.

Naquele ano de 1.947, uma vasta programação aconteceu de 7 a 20 de setembro, ligando a data da Independência do Brasil ao início da Revolução Farroupilha.

Esta é uma homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, considerada a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como ideia a separação do Rio Grande do Sul do Brasil.

Já em setembro de 1.964, foi assinado o decreto pelos deputados do Rio Grande do Sul instituindo a Semana Farroupilha.

Em Joinville, a Semana Farroupilha é realizada há 13 anos.

Deixe um comentário