Os vereadores João Carlos Gonçalves (presidente), Jaime Evaristo e Lioilson Correa integraram a comitiva que participou no dia 24 de setembro de uma audiência com a diretoria de infraestrutura ferroviária do DNIT, representada pelo engenheiro Mário Dirani e pelo coordenador de obras ferroviárias, Jean Carlo Trevizolo de Souza.
Também participaram do encontro no DNIT os vereadores de São Francisco do Sul (Clovis Matias e Wilson Ledoux Batista), de Guaramirim (Lino Venturi e Lauro Erthal) e os deputados federais Mauro Mariani e Marco Tebaldi.
A reunião foi destinada a discutir as obras paradas do Contorno Ferroviário de Joinville. Como é de conhecimento da população, os trilhos do Contorno Ferroviário de Joinville cortam as cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Araquari e São Francisco do Sul.
O objetivo das obras em questão é retirar toda a estrutura ferroviária que tem gerado congestionamentos insuportáveis e inúmeros acidentes na área urbana de Joinville, porém as obras foram paralisadas devido ao projeto mal elaborado.
Segundo o diretor Mário Dirani, foi emitido um cronograma errado o que exigiu um novo estudo do terreno da região. Esse estudo já foi finalizado, restando ao DNIT rescindir o contrato das empresas envolvidas nas obras e no gerenciamento ambiental do antigo projeto. Será promovida uma nova licitação e, segundo o Dirani, a conclusão de todo o processo para que as obras se iniciem se dará entre quatro e seis meses. A previsão para a finalização das obras é de três anos.
O grupo avaliou como positivo o resultado da reunião, pois desta vez há um posicionamento oficial, com esclarecimentos sobre os impasses que culminaram na paralisação dos trabalhos e também com prazos para o início e finalização das obras na região.