Representando o Legislativo joinvilense, o presidente João Carlos Gonçalves participou na manhã de hoje da entrega dos primeiros tablets para alunos do ensino fundamental da rede municipal, realizado pela Prefeitura de Joinville.
Também estavam presentes na cerimônia realizada na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, o prefeito Udo Döhler; o senador Casildo Maldaner; o vice-prefeito Rodrigo Coelho e o secretário de Educação, Roque Mattei.
Foram entregues 4 mil tablets para estudantes do ensino fundamental de quatro escolas: Nilson Wilson Bender, Pedro Ivo Campos, Hans Müller e Sylvio Sniecikovski e 200 notebooks para professores para a primeira etapa do programa. O programa prevê a entrega de tablets para estudantes do ensino fundamental das 6ªs às 9ªs séries, num total de 19.790 estudantes de 83 escolas.
O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves, destaca que a tecnologia está cada vez mais avançada. “Precisamos envolver, cada vez mais, nossos alunos através da interatividade e da tecnologia. Os tablets vêm para ajudar ainda mais no aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino”, ressalta o presidente.
Os recursos são do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Salário Educação – contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública.
“Queremos estar conectados com o mundo e este momento nos deixa mais próximos de nosso objetivo, por isso esta ação nos gratifica e nos estimula muito”, relata o prefeito. Em sua totalidade, o programa prevê a entrega dos tablets para os alunos dos 6º aos 9º anos das 83 escolas da rede municipal de ensino.
Os tablets contam com uma tela de 9,7 polegadas e disponibilizam as mesmas funcionalidades dos equipamentos convencionais. O diferencial é que o sistema já possui aplicativos do MEC, entre eles o MEC Mobilidade, a TV Escola, a Revista da TV Escola e o Portal do Professor.
Além disso, os educadores poderão trabalhar com o sistema on-line ou off-line, com aulas previamente preparadas. O aparelho possui conexão wi-fi, conta com um editor de texto e câmera integrada para a produção de vídeos, entre outros dispositivos.