Os vereadores que integram a Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville voltaram a discutir na reunião de hoje o aproveitamento de areia de fundição em benfeitorias públicas no município. O tema tem sido recorrente entre o grupo, e, cada nova discussão, os parlamentares aumentam a convicção sobre a aplicabilidade do material.
No encontro de hoje, representantes da Seinfra, da Fundema, da Procuradoria Geral do Município e da Tupy S.A, uma das maiores fundições do mundo, proveram mais esclarecimentos aos vereadores. Eles abordaram estudos já realizados que provam que a chamada areia de moldagem, quando tratada e tornada inerte por meio de processos químicos, não apresenta riscos à saúde humana. Ao mesmo tempo, pode ser utilizada em obras de saneamento básico e de pavimentação de vias, reduzindo os custos.
Os representantes da Tupy S.A na reunião reafirmaram o interesse da empresa em doar para o município a areia utilizada em seus processos fabris. Os vereadores da Comissão de Urbanismo e representantes do Poder Executivo, todavia, devem, antes, conhecer projetos em cidades que já utilizam o material, como Santo André (SP), antes de autorizar o firmamento de convênio entre Prefeitura e Tupy S.A.
Veja estudo disponível no site da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre a utilização de areia de fundição.