A criação da Guarda Municipal foi o tema principal da segunda reunião promovida pela Comissão Especial de Segurança, realizada na manhã de hoje.

O encontro contou com a presença dos cinco vereadores integrantes desta comissão (Claudio Aragão, Levi Riochi, Joaquinzinho, Dorval Pretti e Lioilson Correa); do secretário Municipal de Proteção Civil e Segurança Pública, Francisco José da Silva; e dos representantes das Subprefeituras.

O Projeto de Lei, de número 33/2013, referente à instalação da Guarda Municipal atualmente está tramitando nas comissões técnicas da Câmara de Vereadores.

“A palavra de ordem é integração. Estou me reunindo com diretores de escolas, Consegs e de vários setores como o comércio para apresentar a Guarda Municipal. Hoje, Joinville está atrasada neste assunto de segurança. É preciso destacar que a guarda vem para proteger e servir o cidadão”, explica o secretário Francisco José da Silva.

Ele citou que muitas cidades brasileiras contam com a Guarda Municipal, como por exemplo Florianópolis, Balneário Camboriú, Criciúma, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

Quanto à questão de utilização de armas, Francisco garantiu que os agentes da Guarda Municipal vão receber um treinamento de mais de 800 horas, o que equivale a mais de cinco meses de intensiva capacitação. “Guarda sem arma é igual a bombeiro sem extintor”, argumenta ele.

Além disso, as viaturas da Guarda terão GPS para acompanhar a movimentação das atividades dos agentes. “Já ganhamos dois ônibus do Governo Federal totalmente equipamentos, mas precisamos colocar este projeto em prática, senão vamos ser obrigados a devolver os equipamentos doados”, frisa ele, afirmando que apenas 18 municípios contarão com esta estrutura móvel.

O presidente da Comissão Especial de Segurança, Claudio Aragão, ressaltou que a intenção do grupo é de realizar oito reuniões públicas, sendo uma em cada Subprefeitura, para tratar da questão segurança. Na semana passada, o vereador reuniu-se com o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), Maurício Eskudlark, para solicitar a realização de uma Audiência Pública no mês de novembro em Joinville.

Nova reunião da Comissão Especial de Segurança está sendo agendada para a semana que vem.

Deixe um comentário