Nove vereadores (Adilson Mariano, Claudio Aragão, Dorval Pretti, Levi Rioschi, Joaquinzinho, João Carlos Gonçalves, Manoel Bento, Maurício Peixer e Odir Nunes) visitaram na manhã de hoje as instalações da Fundição Tupy, em Joinville.
Com mais de 12 mil funcionários, sendo 8 mil em Joinville e demais nas unidade de Mauá (SP) e em duas fundições do México, a Tupy é atualmente a líder no mercado de produção de blocos e cabeçotes.
Recepcionados pelo presidente Luiz Tarquínio Sardinha Ferro; pelo vice-presidente Luís Carlos Guedes e pelo gerente de Meio Ambiente, Wilson Luiz Guesser, os vereadores visitaram os setores de produção da unidade que produz mais de 848 mil toneladas anuais de produtos em ferro fundido.
Os vereadores tiraram dúvidas sobre a produção da empresa e também com relação à reutilização destas areias descartadas pela fundição.
No início desta semana, foi assinada uma Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente que amplia reciclagem para areias de fundição e estabelece as novas diretrizes para a reutilização destas areias descartadas pela fundição. Com isso, o material pode ser utilizado em base e sub-base de estradas, fabricação de concreto estrutural, produtos de cerâmica vermelha e assentamento de tubulações de esgoto sanitário.
Esta visita foi uma iniciativa da Comissão Técnica de Urbanismo da Câmara de Vereadores.
Tupy
A Fundição Tupy atende ao mercado automotivo global e, além de blocos e cabeçotes para motores, fabrica e usina peças para sistemas de freio, transmissão e direção, eixo e suspensão, utilizados em caminhões, ônibus, utilitários, automóveis, tratores e outras máquinas agrícolas.
Também produz e comercializa conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem à indústria da construção, a de mármores e granitos e a segmentos diversos da engenharia industrial.