Os vereadores que integram a Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Joinville trataram na tarde desta quinta-feira (21), da análise e votação das emendas propositivas ao orçamento do município para 2014, com previsão de R$ 1 bilhão, 988 milhões. Foi observada a redução no valor das emendas dos vereadores e do orçamento com a publicidade oficial.
A reunião foi presidida pelo vereador Patrício Destro que esclareceu que a votação das emendas não significa que o Executivo municipal deva executar as obras indicadas nas emendas parlamentares.
O vereador Manoel Bento, por exemplo, lamentou que os vereadores não tenham o mesmo poder de propor emendas como os deputados estaduais, emendas essas que efetivamente se transformam em obras reivindicadas pela comunidade.
O vereador Patrício Destro foi colocando as emendas dos vereadores em votação, reduzindo os valores propostos, desde 20% até 80%, com o objetivo de não rejeitar nenhuma das emendas e permitindo a adequação ao orçamento apresentado pelo município.
Pelo novo orçamento há uma redução no valor dos investimentos com a publicidade da Prefeitura. A Comissão de Finanças também autorizou que o Poder Executivo possa remanejar o orçamento em até 40% sem solicitar autorização do Poder Legislativo.
A sessão foi acompanhada também pelos vereadores Mauricinho Soares, Maurício Peixer, Maycon Cesar e Rodrigo Thomazi.