No mês em que completa 25 anos de sacerdócio, o padre Adenir José Ronchi é o novo cidadão honorário de Joinville. Seu título foi outorgado nesta noite, no plenário da Câmara, em sessão solene bastante prestigiada por políticos, familiares e amigos e seguidores da comunidade católica. A proposição foi do vereador Maurício Peixer, que justificou a indicação “pelo grande bem que ele vem fazendo ao município” e por considerá-lo seu maior conselheiro espiritual.

Ronchi nasceu em Massaranduba, município vizinho de Blumenau, em 13 de novembro de 1958. Em 1980, ingressou no Seminário Diocesano Divino Espirito Santo, em Joinville, passando a estudar no Colégio dos Santos Anjos. Graduou-se em filosofia em 1983, e, depois, em 1987, em teologia. Em novembro daquele ano, foi ordenado diácono na capela do Seminário Diocesano Divino Espírito Santo em Joinville. Um ano depois, foi ordenado padre.

Ao longo de sua trajetória na igreja católica, recebeu missões em diversos municípios catarinenses além de Joinville, como Brusque, Guaramirim e Florianópolis, onde foi reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe.

Atualmente, é vigário-geral da diocese de Joinville, e diretor espiritual do Seminário Filosófico de Santa Catarina. Também acumula os cargos de diretor administrativo da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, instituição mantenedora do Seminário Filosófico e do Instituto Teológico de Santa Catarina, e membro permanente do conselho superior da Faculdade Católica de Santa Catarina.

Busco apascentar e dar alimento a um povo que precisa do seu pastor. Sou feliz, porque as ovelhas a mim vieram e me conhecem pelo nome. Tenho feito o possível para atender ao povo de Deus na cidade de Joinville e por onde passei. Este título que recebo é sinal que cumpro a minha missão como humilde operário, tanto espiritual quanto social, do senhor. Estou cumprindo com a transformação da sociedade para um mundo mais humano, bonito e fraterno. Em pequenas ações, estou sendo instrumento de Deus, remando contra o improviso e o descartável, buscando a construção do amor. Agradeço por estar nesta Casa de Leis, e de ser homenageado com este título. Vamos juntos realizar gestos concretos, como os de Jesus Cristo. Lutemos pelo bem comum e pelo povo, motivo pelo qual estamos aqui nesta noite e pelo qual assumi o ministério de sacerdote. Busquemos as escadas para que os menos favorecidos possam subir e ser felizes. Volto a agradecer a todos pelo título e pela homenagem, assim como o afeto, o carinho e o reconhecimento. Faço votos que esta seja uma Casa de Leis de fraternidade e paz. Que nunca lhes falte sabedoria, disse em seu discurso de agradecimento o novo cidadão honorário de Joinville.

Deixe um comentário