Com o plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) lotado, aconteceu ontem à noite uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei número 33/2013 que trata da criação da Guarda Municipal de Joinville. Este projeto já foi aprovado pelos membros das Comissões de Legislação, Urbanismo e Finanças. No momento, tramita na Comissão de Participação Popular da CVJ.
Diversas lideranças, autoridades, representantes da Prefeitura, de Conselhos de Segurança (Consegs), do Centro de Direitos Humanos de Joinville, de Associações de Moradores e também das Guardas Municipais de Balneário Camboriú, Itapema, São José e de Florianópolis participaram desta calorosa reunião. Entre os temas destacados na audiência estavam a área de atuação dos guardas municipais, os investimentos para implantação e manutenção, entre assuntos relacionados.
Promovida pela Comissão Técnica de Participação Popular, sob a presidência do vereador Maycon Cesar, a reunião durou quase três horas e comunidade teve a oportunidade de se expressar a favor ou contra o projeto de criação da Guarda Municipal na maior cidade de Santa Catarina.
Também marcaram presença na audiência pública os vereadores Adilson Mariano, Claudio Aragão, Joaquinzinho, Levi Rioschi, Lioilson Corrêa, Odir Nunes, Roberto Bisoni e Rodrigo Fachini.
Ao final desta reunião, o vereador Maycon Cesar propôs a votação do projeto dentro da Comissão de Participação Popular, mas por falta de quorum, o projeto não pode ser votado na audiência pública.
Desta forma, está sendo marcada para esta semana uma reunião da Comissão para analisar e votar este projeto. Assim que tramitar por esta Comissão, o projeto será votado no plenário da Câmara.