A CPI do Esgoto, presidida pelo vereador Maurício Peixer, reunida na tarde desta terça-feira, para ouvir a relatoria do vereador James Schroeder, decidiu que a votação do parecer fica transferida para o dia 6 de março. Enquanto isso, os vereadores membros da CPI poderão sugerir modificações no texto da relatoria.
Inicialmente, o vereador James discorreu sobre as ações da CPI, como a visita as obras mal acabadas de empreiteiras contratadas pela Cia. Águas de Joinville, na gestão do último governo, a viagem do grupo à cidade de Itatiba, no Estado de São Paulo, e também fez referência a uma sindicância na própria empresa, que deverá ser encaminhadaa diversas autoridades, inclusive ao Ministério Público.
Ainda na opinião do vereador James Schroeder, a falta de fiscalização foi uma das grandes falhas da Cia. Águas de Joinville e da Amae, com o objetivo de corrigir possíveis malfeitos das empreiteiras contratadas.
De acordo com o vereador presidente da CPI, Maurício Peixer,a população de Joinville aguarda uma definição final dos vereadores, já que algumas empreiteiras contratadas abandonaram os trabalhos, deixando moradores em situação difícil. Citou como exemplo o abandono de moradores do bairro Nova Brasília.
O vereador Rodrigo Fachini sugeriu uma revisão do papel da Amae, enquanto ente fiscalizador das ações da Cia. Águas de Joinville. Ao finalizar, Maurício Peixer elogiou o trabalho do relator James Schroeder, como exemplar. Participaram da reunião ainda os vereadores Roberto Bisoni, Lioilson Correa, Manoel Bento, Patrício Destro e Levi Riochi.