Quase 16 mil jovens estão aptos a votar, nesta quinta-feira (dia 27), na eleição da Câmara Mirim de Joinville.

O evento, acompanhado diretamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), será realizado em 37 escolas públicas e particulares, no horário das 8h às 17 horas.

Ao todo, 178 alunos (do 5º ao 7º ano do ensino fundamental) candidataram-se às vagas de vereador. Desde montante, serão escolhidos 38, sendo 19 para assumir a vereança este ano e outros 19 para o ano que vem.

A votação, através de urnas eletrônicas, ocorrerá nas escolas inscritas e haverá uma Central de Eleições localizada na sede do Poder Legislativo Municipal de Joinville, onde ocorrerá a apuração, depois das 17 horas desta quinta-feira (dia 27).

No início de abril, o grupo de vereadores mirins eleitos receberá formação e capacitação, como curso de oratória e processo legislativo.

A diplomação e posse está marcada para o dia 14 de abril, no período da tarde, no plenário da Câmara de Vereadores.

 

Entenda o que é a Câmara Mirim

A Câmara Mirim foi instituída em 6 de novembro de 2000 pelo Decreto Legislativo Nº 20/00 destinado a promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a Escola, permitindo ao estudante, compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

O aluno apto a ser Vereador Mirim deve possuir idade entre 10 anos, completos na data da inscrição da candidatura, e 14 anos completos na data da posse e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada do município de Joinville.

A partir de 2013, a Escola do Legislativo, criada por meio da Resolução Nº 07, de 2011, passou a coordenar o programa Câmara Mirim. Esta integração fortaleceu a educação para cidadania e democracia, possibilitando aos alunos ampliar sua experiência e a participação política na comunidade por intermédio da educação legislativa.

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