A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Joinville apresentou durante espaço concedido na Tribuna Livre de hoje (28) o projeto “Quebrando o Silêncio”. O objetivo da campanha é combater a violência doméstica. Neste ano, em virtude da proximidade da Copa do Mundo, o foco é a proteção a crianças e jovens pobres que possam ser vítimas de exploração sexual.
A oradora, Débora Abrascio, representante da ala feminina da IASD, citando dados da delegacia da mulher, informou que “a violência vem de várias maneiras: violência de gênero, institucional, física, moral, de negligência, psicológica, patrimonial e sexual”. Em Joinville, no ano passado, foram registrados 2.402 casos de violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
A campanha acontece há 12 anos. Uma das atividades é a distribuição de materiais informativos, que visa orientar a população para que os casos de abuso sejam encaminhados aos órgãos públicos para que a proteção das vítimas seja efetiva. Um segundo objetivo é a formação de um padrão de pensamento de que tais abusos são inaceitáveis, a ponto de coibir possíveis abusadores.
Denúncias
Caso você conheça algum caso de abuso, o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, recolhe e encaminha as denúncias para os órgãos competentes. O serviço é gratuito e funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. As denúncias podem ser anônimas, se assim pedir o denunciante.