Dados de maio de 2012 da Fundação Internacional de Osteoporose dão conta de que o número de fraturas de quadril, originadas pela osteoporose, doença que causa o enfraquecimento dos ossos, vão aumentar 32% no Brasil até o ano de 2050. Especialistas no assunto dizem que a doença já atinge um terço das mulheres brasileiras com mais de 50 anos.

Preocupado com o assunto, o vereador Dorval Pretti está propondo dois projetos de leis para prevenção da osteoporose em Joinville. Um propõe a criação da semana de prevenção da doença, com ações informativas em postos de saúde, e o outro, a realização do exame da ultrassonometria do calcanhar, que é capaz de determinar a existência da doença no paciente, de forma gratuita na rede pública de saúde.

A ideia, segundo o vereador, é conscientizar as pessoas e divulgar a importância da prevenção. A osteoporose é uma doença degenerativa, ou seja, seus efeitos vão se ampliando com o passar do tempo, caso não haja tratamento.

O PL 255/2013, se aprovado e sancionado, dará a homens com mais de 55 anos e a mulheres com mais de 45 anos o direito ao exame gratuito. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para exames complementares. O tratamento deverá ser iniciado em prazo inferior a 60 dias, a contar da data do exame, conforme estabelecido na proposta.

O PL 385/2013, por sua vez, propõe que a Semana de Prevenção de Osteoporose coincida com a semana do dia do idoso, que é comemorado no Brasil em 27 de setembro.

“Sabe-se que a partir dos 50 anos, 32% das mulheres e 18% dos homens poderão sofrer algum tipo de fratura decorrente da osteoporose; daí a importância da prevenção e do exame, que permite um diagnóstico precoce”, explica Pretti.

Os projetos estão em tramitação desde o final do ano passado e deverão ser discutidos nas comissões de Legislação, Saúde e Participação Popular e Cidadania. Saiba mais sobre as propostas, clicando aqui e também aqui.

Foto Sabrina Seibel

Deixe um comentário