A última reunião oficial da Câmara antes do início do recesso de julho aconteceu ontem (16), na comunidade do Quilômetro Quatro, no bairro Santa Catarina. A reunião, organizada pela Comissão de Educação, ocorreu na Escola Municipal Deputado Lauro Carneiro de Loyola, e os moradores apresentaram suas reivindicações aos vereadores membros da comissão, Cláudio Aragão e Adilson Mariano, e ao secretário da educação, Roque Mattei. Os dois principais pedidos são a construção de um novo Centro de Educação Infantil (CEI) e a ampliação e reforma da escola onde ocorreu a reunião.
Confira galeria da reunião da Comissão de Educação no KM 4
A construção de um CEI, próximo à escola municipal, com capacidade para receber 350 crianças, é considerada urgente na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Catarina – KM 4, Natanael Dutra. A justificativa é a expectativa de crescimento populacional no bairro. Há muitos condomínios em construção na área e um maior número de famílias acarretaria maior demanda por vagas.Atualmente, a região é atendida pelo CEI Célio Gomes, construído em 1988. Porém, conforme os moradores, a unidade já não é suficiente. Além disso, localiza-se no entroncamento entre as ruas Santa Catarina e Waldomiro José Borges, onde há grande circulação de veículos.
O secretário da educação se comprometeu a estudar a questão e afirmou que “a meta da secretaria é zerar a demanda reprimida” por vagas na educação infantil. Mattei não descartou a possibilidade de compra de vagas na rede privada para sanar a demanda do bairro. Conforme ele, a rede municipal conta com 58 CEIs, e que o Poder Executivo mantém convênio com 65 CEIs da rede privada.
O pedido pela reforma e ampliação da Escola Municipal Deputado Lauro Carneiro de Loyola foi apresentado pelo vice-presidente da associação, Altahir Dominoni. A necessidade apontada por ele é a construção de um maior número de salas de aula. A sugestão para aproveitamento do espaço é que se construa um piso superior, aproveitando a atual estrutura. O vereador Mariano sugeriu a possibilidade de uso de blocos pré-moldados para agilizar a obra.
A escola, construída em 1970, tem 13 salas de aula e atende, atualmente, 707 alunos nos períodos matutino e vespertino. Porém, a escola já tem uma lista de espera. Dentre os problemas apontados pela direção da unidade, estão o uso de uma única sala para a diretoria e a coordenação de ensino e a necessidade de uma sala maior para os professores. O corpo docente da escola está completo, conforme a auxiliar de direção, Rosilda Silva.
A presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola, Janaína Girardi Pereira, que também atua como professora da escola e que tem filhos matriculados nela, observou que é necessário melhorar a situação de sonorização da escola, por conta de caminhões que trafegam próximos e cobrou a instalação da nova parte elétrica, para permitir que o ar condicionado funcione. A licitação está em processo de finalização, conforme Mattei.
O secretário destacou que a elaboração de um projeto completo, que inclua, além das atuais demandas da comunidade, a construção de auditório e laboratório de ciências, por exemplo, deve ser considerada. Ficou agendada, entre a Secretaria, a APP, a Associação de Moradores e a direção da escola uma reunião para discutir os assuntos.
Reuniões nas comunidades
A reunião no Quilômetro Quatro foi a quarta em uma série de reuniões da Comissão de Educação que promoveu um debate direto entre as comunidades e os poderes Legislativo e Executivo. As três anteriores foram realizadas nos bairros Paranaguamirim, Cubatão e Escolinha.
O presidente da comissão, Cláudio Aragão, destaca o saldo positivo da experiência e a participação da comunidade. Ele pretende que no próximo semestre sejam realizadas outras quatro reuniões, nos bairros Morro do Meio, Espinheiros, Aventureiro e Itinga.
O vereador Adilson Mariano, membro da comissão, observa que as reuniões permitem que haja um contato maior entre a comunidade e o Poder Executivo, “por vezes distante do povo”. Ele destaca o papel que os vereadores têm na intermediação dos problemas.