A primeira reunião da Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente após a definição de presidente e secretário ocorreu hoje à tarde. Os vereadores membros da comissão tomaram conhecimento dos projetos em tramitação (7 atualmente) e apresentaram temas para debate nas próximas reuniões e sugestões de convidados.

Pavimentação

Um dos temas tratados foi pavimentação. O vereador Manoel Bento (PT) pediu a convocação dos secretários de Infraestrutura Urbana, Romualdo França; e de Administração e Planejamento do município, Miguel Bertolini; para que ambos apresentem um plano de pavimentação para o período 2015-2016.

Bento disse que os parlamentares fizeram emendas na Lei Orçamentária Anual para 2015 a fim de destinar recursos, expressamente, para a pavimentação de vias (confira as vias indicadas pelos vereadores). As emendas foram resultado de um acordo entre os vereadores e a Prefeitura para que cada parlamentar indicasse vias estimadas até o valor de R$ 1,5 milhão.

Possibilidade

O parlamentar lembrou que, no ano passado, ele e outros membros da Comissão de Urbanismo visitaram a Fundição Tupy S/A e que a empresa teria disponibilizado à Prefeitura areia de fundição para reutilização e confecção de base e sub-base de pavimento.

Água

O vereador Maurício Peixer (PSDB) observou que a criação de uma Comissão Especial de Águas, como sugerida pelo vereador James Schroeder (PDT), não seria necessária porque caberia à Comissão de Urbanismo tratar de questões relacionadas ao meio ambiente e à preservação de mananciais.

Lixo

Peixer observou ainda que o tratamento e a deposição final do lixo são temas que devem trazer desafios à Comissão de Urbanismo nos próximos anos.

Regularização

O vereador Sidney Sabel (PP) trouxe para a comissão a preocupação de moradores da rua Tenente Antônio João por conta de recuo da faixa viária que dificulta a regularização de terrenos. O tema deve ser tratado na próxima reunião da comissão, agendada para terça-feira (24), e deve contar com a presença de representantes da associação de moradores da região e do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj).

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário