A primeira reunião da Comissão Especial das Águas, criada para conhecer os projetos e ações de abastecimento de água na maior cidade de Santa Catarina, contou com explanação do Plano Diretor de Água em Joinville. 

Este planejamento foi apresentado pelos técnicos da Companhia Águas de Joinville (CAJ) na manhã desta segunda-feira (dia 4), na sala das comissões da Câmara de Vereadores.

O encontro contou com a presença de representantes da CAJ, Agência Municipal de Água e Esgoto (AMAE), Fundação 25 de Julho, Instituto Viva Cidade (IVC), Polícia Militar Ambiental, Comitê do Rio Cubatão e outras entidades ligadas à água.

“Atualmente, todos os municípios brasileiros precisam ter um Plano Diretor de Água. Em Joinville, o plano prevê ações até 2037. E, baseando-se numa população de cerca de 850 mil habitantes, a Companhia pretende investir na ampliação e melhora da rede de distribuição”, destaca o gerente e operação e manutenção da CAJ, César Renholt Meyer.

Segundo ele, o plano aponta um crescimento maior na zona Sul, devido à possibilidade de instalação de fábricas e indústrias. Esta estação vai se chamar Piraí Sul e tem previsão de ser entregue em 2019. “Temos uma equipe de técnicos que monitora constantemente o crescimento da cidade e estes dados influenciam diretamente nos investimentos da CAJ”, explica.

Ainda de acordo com o gerente, a Companhia vem investindo na contratação de profissionais e também em equipamentos (como geofone) para monitorar os vazamentos na tubulação. Também está investindo para inibir os furtos de água, chamados de “gatos”.

A Comissão Especial das Águas é formada pelos vereadores James Schroeder (presidente), Fábio Dalonso (secretário), João Carlos Gonçalves (relator), Manoel Bento e Maycon Cesar.

A próxima reunião está agendada para o dia 13 de maio, às 14h30, na sala das comissões da Câmara de Vereadores de Joinville.

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